Brasão

Câmara Municipal de Pouso Alegre

Sino.Siave 8

Data: 20/06/2023

Protocolo: 01233/2023

Situação: Despachado

Autoria: Dr. Edson

Assunto: Solicita a realização de campanha de conscientização sobre os sintomas e prevenção da Febre Maculosa, bem como a pulverização preventiva adequada nos parques do município contra o carrapato transmissor da doença.

Texto: Solicitar ao setor responsável da Administração Pública a realização de campanha de conscientização sobre os sintomas e prevenção da Febre Maculosa, bem como a pulverização preventiva adequada nos parques do município contra o carrapato transmissor da doença.

Justificativa: A presente indicação tem por objetivo a conscientização da população sobre os sintomas e prevenção da Febre Maculosa, bem como a pulverização preventiva adequada nos parques do município contra o carrapato transmissor da doença. Diante dos recentes casos de febre maculosa registrados no Brasil é necessário que o Poder Executivo Municipal oriente a população sobre os sintomas e as ações sobre como lidar em casos suspeitos da doença, sendo de suma importância também, que haja a pulverização preventiva nos parques municipais, já que na maioria deles há animais silvestres que podem conter o carrapato infectado e transmissor da Febre maculosa. A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode apresentar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade, por isso devemos nos preocupar, informar e prevenir a população. A doença também se agrava pela demora em descobrir o diagnóstico, em descobrir que se trata de Febre Maculosa. A Prevenção, segundo o Ministério da Saúde, da febre maculosa é baseada no impedimento do contato com o carrapato, ficando evidente a importância da pulverização preventiva. O Ministério da Saúde recomenda a adoção de algumas medidas para evitar a doença, principalmente em locais onde há exposição a carrapatos: Usar roupas claras para ajudar a identificar o carrapato; Usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; Evitar andar em locais com grama ou vegetação alta; Usar repelentes que possuem proteção contra carrapatos; Realizar o controle com antiparasitário nos animais domésticos; Retirar os carrapatos (caso sejam encontrados no corpo), preferencialmente com auxílio de uma pinça (de sobrancelhas ou pinça cirúrgica auxiliar); Não esmagar o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar bactérias e contaminar partes do corpo com lesões; Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Desta forma, resta evidente que a presente solicitação merece ser acolhida, em caráter de urgência, pelo Poder Executivo Municipal, nos termos do artigo 61 da LOM.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Indicação .pdf 20/06/2023 110,8 KB

Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Expediente 20ª Sessão Ordinária de 2023 20/06/2023 Expediente Do Legislativo

Voltar