Indicação Nº 380/2016
Data: 31/05/2016
Protocolo: 01153/2016
Situação: Despachado
Autoria: Ney Borracheiro
Assunto: Solicita a implantação dos corredores exclusivos de ônibus e faixas exclusivas de ônibus, em caráter de operação educativa, nas seguintes avenidas: Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, Avenida Vereador Antonio da Costa Rios, Avenida Vicente Simões e Avenida Silviano Brandão.
Texto: Solicitar ao setor responsável da Administração Pública a implantação dos corredores exclusivos de ônibus e faixas exclusivas de ônibus, em caráter de operação educativa, nas seguintes avenidas: Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, Avenida Vereador Antonio da Costa Rios, Avenida Vicente Simões e Avenida Silviano Brandão.
Justificativa: Os corredores exclusivos de ônibus são destinados à circulação exclusiva dos coletivos em período integral, possuem paradas maiores e são instalados à esquerda, onde não há compartilhamento com os veículos que vão fazer conversão nos cruzamentos, com sinalização vertical (placa) e de solo específica. O corredor é compartilhado com táxis em qualquer dia e horário (desde que o veículo esteja com passageiro) e com viaturas policiais, ambulâncias, bombeiros, viaturas de manutenção e fiscalização do sistema de transporte. Os veículos de passeio podem circular pelo corredor das 20h às 6h durante os dias úteis, das 15h de sábado até às 6h de segunda-feira e da 0h às 6h durante os feriados. A implantação das faixas exclusivas, regulamentadas à direita das vias, faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo aumentar a fluidez do transporte coletivo na cidade. O período de ativação da faixa exclusiva varia de acordo com cada local e é regulamentado com placas instaladas ao longo de cada trecho. Desta forma solicitamos implantação do serviço com uma pesquisa de origem/destino para padronização dos horários para criação de regras específicas. Alem características estruturais da via, deve ser levado em consideração o fluxo de veículos e principalmente, a quantidade de ônibus e número de passageiros transportados onde nos bairros mais distantes diferenciam os horários de pico. Por este motivo devem ocorrer horários distintos entre os estes. Sugestão da estrutura em anexo.
Tipo | Descrição | Extensão | Data | Tamanho |
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Anexos | .doc | 27/09/2017 | 90,5 KB | |
Original | .docx | 27/09/2017 | 39,1 KB |
Documento | Sessão | Data | Fase |
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Expediente | 18ª Sessão Ordinária de 2016 | 31/05/2016 | Expediente Do Legislativo |