Brasão

Câmara Municipal de Pouso Alegre

Sino.Siave 8

Data: 31/05/2016

Protocolo: 01153/2016

Situação: Despachado

Autoria: Ney Borracheiro

Assunto: Solicita a implantação dos corredores exclusivos de ônibus e faixas exclusivas de ônibus, em caráter de operação educativa, nas seguintes avenidas: Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, Avenida Vereador Antonio da Costa Rios, Avenida Vicente Simões e Avenida Silviano Brandão.

Texto: Solicitar ao setor responsável da Administração Pública a implantação dos corredores exclusivos de ônibus e faixas exclusivas de ônibus, em caráter de operação educativa, nas seguintes avenidas: Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, Avenida Vereador Antonio da Costa Rios, Avenida Vicente Simões e Avenida Silviano Brandão.

Justificativa: Os corredores exclusivos de ônibus são destinados à circulação exclusiva dos coletivos em período integral, possuem paradas maiores e são instalados à esquerda, onde não há compartilhamento com os veículos que vão fazer conversão nos cruzamentos, com sinalização vertical (placa) e de solo específica. O corredor é compartilhado com táxis em qualquer dia e horário (desde que o veículo esteja com passageiro) e com viaturas policiais, ambulâncias, bombeiros, viaturas de manutenção e fiscalização do sistema de transporte. Os veículos de passeio podem circular pelo corredor das 20h às 6h durante os dias úteis, das 15h de sábado até às 6h de segunda-feira e da 0h às 6h durante os feriados. A implantação das faixas exclusivas, regulamentadas à direita das vias, faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo aumentar a fluidez do transporte coletivo na cidade. O período de ativação da faixa exclusiva varia de acordo com cada local e é regulamentado com placas instaladas ao longo de cada trecho. Desta forma solicitamos implantação do serviço com uma pesquisa de origem/destino para padronização dos horários para criação de regras específicas. Alem características estruturais da via, deve ser levado em consideração o fluxo de veículos e principalmente, a quantidade de ônibus e número de passageiros transportados onde nos bairros mais distantes diferenciam os horários de pico. Por este motivo devem ocorrer horários distintos entre os estes. Sugestão da estrutura em anexo.


Arquivos

Tipo Descrição Extensão Data Tamanho
Anexos .doc 27/09/2017 90,5 KB
Original .docx 27/09/2017 39,1 KB

Documentos de Sessão

Documento Sessão Data Fase
Expediente 18ª Sessão Ordinária de 2016 31/05/2016 Expediente Do Legislativo

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